quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O Carnaval já começou para a Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária municipal iniciou no dia 12 de Janeiro, inspeções prévias em bares, restaurantes e hotéis localizados nas vias onde os blocos de carnaval de rua do Rio se concentram, com objetivo de coibir a comercialização de alimentos prejudiciais à saúde dos foliões.
Também serão inspecionados os clubes e casas de show que realizam bailes de carnaval. Todos os estabelecimentos receberão inspeções de cunho educativo, em que os técnicos do órgão municipal vão orientar proprietários e funcionários a manter o local e manipular os alimentos dentro das normas higiênico-sanitárias exigidas.

As inspeções acontecem até o dia 18 de fevereiro. Caso o estabelecimento não siga as orientações iniciais, receberá multas e pode ser até interditado, sem previsão de reabertura. Já os alimentos considerados inadequados serão imediatamente inutilizados.

O objetivo das inspeções educativas é diminuir o número de infrações e de riscos a cariocas e turistas, o que já aconteceu em 2014. No ano passado foram interditados quatro estabelecimentos, aplicadas 26 multas e inutilizados mais de 100 quilos de alimentos. Em 2013 foram nove interdições, 48 multas e mais de 560 quilos de alimentos.

Para 2015, haverá capacitação de ambulantes e de barraqueiros de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, além, de como em ano anteriores, de cursos de manipulação de alimentos para proprietários e responsáveis técnicos dos estabelecimentos das vias por onde passarão os blocos e dos buffets, bares e lanchonetes do sambódromo.

 A  população pode ser parceira da Vigilância Sanitária denunciando pela central de atendimento 1746 a venda de alimentos em condições higiênicas impróprias. Todas as demandas serão encaminhadas aos técnicos da Vigilância Sanitária, que comparecerão aos estabelecimentos denunciados, para avaliarem as condições higiênico-sanitárias e, caso necessário, aplicarem as penalidades previstas em lei.

0 comentários:

Postar um comentário